Você está aqui: Home › O Jornal
O Jornal

                        FOLHA  DE COLÍDR: 27 anos de lutas e glórias

 

                     O Jornal FOLHA DE COLÍDER é procedente do Jornal de Colíder,fundado em 10 de dezembro de 1984, esse procedente do JORNAL DO NORTE, fundado  em 10 de outubro de 1984, ambos de propriedade de Antônio Oliveira Santos, idealizado pelo então Governador da época, Júlio José de Campos, e articulado pelo Sr. João Luiz Neto ( João Açougueiro), que sentiram a necessidade, na ocasião, de um veículo de comunicação em Colíder, sendo o jornal "PIONEIRO DE COLÍDER E REGIÃO".

                       Um ano e meio depois feita alteração nesta empresa passou então o jornal a chamar-se FOLHA DE COLÍDER, o qual circulou sua 1ª edição de 08 páginas, 1.000 exemplares, em 20/04/86, iniciando suas atividades normais em 15/05/86, tendo como proprietários: Deusenilde Barbosa Luz(DEUSA) e Antônio Oliveira Santos(em memória).

                    Durante 03(três) anos a FOLHA DE COLÍDER com abrangência em todos os municípios do Nortão, especialmente os desmembrados de Colíder, ou seja, circulando em  Sinop, Guarantã do Norte, Peixoto de Azevedo, Terra Nova do Norte,  Nova Guarita, Itaúba, Matupá, Nova Canaã do Norte e Marcelândia, teve suas edições circulando SEMANALMENTE " sendo impresso em Barra do Garças (gráfica própria) no sistema linotipo/chumbo) e, às vezes, em Goiânia no sistema off-set. A cada edição aumentava a sua TIRAGEM devido a grande aceitação por parte da população do Nortão, onde em pouco mais de um ano a Folha de Colíder atingiu um número de mais de mil assinantes.

                          No ano de 1989 mais uma alteração foi feita na empresa, tendo como proprietárias as irmãs DEUSENILDE E DEUSILDA BARBOSA LUZ. Daí em diante o jornal passou a ser impresso em Cuiabá (terceirizada), no sistema OFF-SET, tamanho germânico, ganhando mais qualidade, porém, circulando trimestralmente, ou seja, de 10 em 10 dias, com 08 páginas, e assim permaneceu até o ano de 1992.

               Buscando oferecer mais qualidade aos seus leitores a Folha de Colíder passou no ano de 1993 a circular no tamanho padrão(Stander), maior que o anterior, e com 12 páginas, quando também passou a ser INFORMATIZADA, com Redação, Digitação e Diagramação Própria, o que garantiu melhoria na qualidade do jornal, porém passou a circular quinzenalmente.

                         No decorrer destes 27 anos de história de a Folha de Colíder, muitas foram às lutas e glórias. E um dos fatos mais triste e que muito marcou a história da Folha de Colíder e mexeu seriamente em suas estruturas aconteceu em meado do ano de 2006, quando depois de ferrenha batalha contra o diabetes e suas conseqüências, faleceu vítima de câncer, em 12/07/06, ALMANDO ALBINO GUARAGNI, um dos diretores influente deste periódico. Foi uma perca irreparável, contudo, este episódio triste, lamentável e inevitável deixou sérias seqüelas, abalou as estruturas, mas não derrubou.

                  Folha de Colíder continuou circulando suas edições, pois é um veículo de comunicação compromissado com Colíder e região,  e no decorrer deste tempo muito já contribui para com o progresso desta região  que apesar de sua grande potencialidade, de ser responsável pela grande maioria dos votos que elegem nossos governantes, bem como por grande parcela da economia do Estado, não tem recebido por parte dos governantes o apoio realmente preciso, por isso ainda sofre grandes carências que impedem a conquista da sua independência.

               Mas entendemos que, se a nossa região não tem a independência econômico-financeira, não podemos deixar de  lutar pela independência de idéias e ideais. Entendemos, ainda, que alem de informar os cidadãos o jornal tem o encargo de ajudar a intensificar, aprimorar a soberania popular. Assim Folha de Colider trás estampada em suas páginas a comprovação da grande parcela de colaboração dada em prol ao desenvolvimento de Colíder, e completa mais um ano de fundação contando com boa credibilidade junto à comunidade, credibilidade essa conquistada graças ao cumprimento da complexa linha da performance adotada desde a fundação, que é prestar serviços à comunidade trabalhando com seriedade, respeito e "IMPARCIALIDADE”.

                  Todavia, essa tem sido uma luta difícil, não rara às vezes no desempenho de nossa missão enfrentamos adversidades ao denunciarmos fatos, enfrentamos ameaças de morte; enfrentamos processos por parte de pessoas que, se julgando poderosas não aceitam a realidade dos fatos e tentam nos intimidar com processos na justiça.

                            Fácil? Não, não é fácil!... Fazer  jornal no interior não é uma tarefa fácil – A falta de estrutura financeira e outras em muito dificulta o bom desempenho dos trabalhos, e um dos maiores problemas que  enfrenta a imprensa do interior  é a "falta de material humano qualificado", a não estrutura financeira para sustentar o salário de um profissional vindo dos grandes centros. Desta forma, o Diretor proprietário de um jornal do interior  para a sobrevivência do mesmo tem que ser o Redator, Editor, Revisor, Digitador, Diagramador, Fotógrafo, Repórter, Pautador, Jornalista Vendedor e até Cobrador, ao mesmo tempo. E é assim que procedemos no decorrer destes anos frente à Direção da Folha de Colíder

                        Mesmo assim não nos esmorecemos, aqui continuamos, pois temos recebido o respeito e apoio necessário da parte da comunidade colidense.   FOLHA DE COLÍDER tem recebido todos os anos o título de "MELHOR JORNAL DA CIDADE E REGIÃO", conferido através das pesquisas de opinião pública realizadas na cidade.

                 Com isso, visando retribuir os votos de credibilidade recebidos, além de implantarmos a Folha de Colíder online através deste site,  estamos implantando, já em fase de acabamento, o parque gráfico da Folha de Colíder, onde projetamos para um futuro próximo a  impressão  das  edições deste periódico  com aumento do número de edições. Pois entendendo que a "via sacra" da Folha de Colíder não para por aqui, é ainda muito longa. Pretendemos com a permissão de a comunidade continuar informando através da FOLHA DE COLÍDER.

                 Assim sendo, nossas escusas aos leitores da Folha de Colíder, a comunidade colidense e das cidades da região pelas vezes que omitimos os fatos; pelas vezes que  deixamos passar despercebidos ou não cobrimos determinados acontecimentos; pelas vezes que deixamos de  denunciar   injustiças - não por covardia, e sim pela carência que ainda  enfrentamos  para a execução dos serviços.

                   Obrigada! Obrigada  a todos que direta ou indiretamente contribuíram até aqui para com a sobrevivência da Folha de Colíder.

                  Que Deus os abençoe derramando sobre vocês chuva de saúde e prosperidade pessoal e profissional!

 

DEUSENILDE BABOSA LUZ (Deusa Luz) é Diretora Proprietária do Jornal Folha de Colíder: Bacharel em Serviço Social;  Secretária do Centro de Tradições Gaúchas de Colíder(CTG):  Membro do Departamento de Educação da Guarda Mirim de Colider/MT e Membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Colider. 

 

Edição da Semana

Confira aqui as notícias da sociedade e as fotos de quem é notícia em Colider e região.

Fórum do Leitor

Entre e deixe o seu comentario em nosso livro de visitas!

________________________

Previsão do Tempo em Colider-MT

________________________

 

________________________

© Copyright 2008 / 2012 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela: Expresso Digital